Transtorno Fonológico
(Troca dos Sons na Fala)

As crianças apresentam o desenvolvimento da fala desde o nascimento, inicialmente por choros, vocalizações reflexas (tosse, choro), alguns sons não reflexos (parecidos com vogais ou sílabas nasais) e progressivamente aumentam a emissão de grande variedade de sons similares a vogais e sílabas.

Conforme o crescimento da criança, elas apresentam maior controle dos mecanismos laríngeos e articulatório, de forma a aparecer os balbucios e as produções de consoantes vogais-sílabas, duplicação de sílabas (mamama, dadadada).

Aos 7 e 9 meses a criança inicia o aprendizado da língua falada em seu meio e os sons falados no ambiente são reforçados pela audição.

Entre 10-12 meses a criança apresenta maior repertório de sílabas (consoante vogal), entonação semelhante a fala do adulto e surgem as primeiras sílabas utilizadas para a comunicação (ma ou mama- para mamãe).

A segunda etapa da comunicação da criança acontece entre o 1º ao 5° ano de vida. Esse é o período que a criança vai dominar todos os sons da língua. 

Com 1 ano de idade, as crianças emitem as onomatopéias (emitam os sons dos animais); surgem as primeiras palavras palavras.

Com 2 anos de idade, as crianças conseguem falar os fonemas /m, p, b, t, d/ e conseguem produzir mais de 200 palavras e começam a combinar frases com duas palavras juntas, como “dá biscoito”, “mais suco”.

Com 2 anos e 6 meses, as crianças conseguem falar os fonemas /k, g, f, v, s/.

Com 3 anos de idade, as crianças conseguem aumentar a produção de palavras conhecidas, conseguem falar os fonemas  / z, ch, j/.

Aos 4 anos de idade, as crianças já conseguem falar os fonema /r, arquifonema s e encontro consonantais /pr,  br,  kr,  gr,  gl,  vr/.

Aos 4 anos e 6 meses, as crianças já conseguem falar os encontro consonantais /dr,  fr,  kl,  fl/.

Aos 5 anos, a criança já domina todos os sons da língua, apresenta fala inteligível, conta fatos de maneira ordenada.

Se seu filho (a) troca alguns sons para falar, na idade em que os fonemas já deveriam estar adquiridos é necessária uma avaliação detalhada, para entendermos de fato o que está acontecendo e pensar no diagnóstico, buscando a melhor estratégias e planejamento para a correção dos déficits. 

Aqui nós trabalhamos com a análise aprofundada do Sistema Motor de Fala e utilizamos as informações  para planejar os parâmetros apropriados para programar e selecionar os fonemas motores para produzir sílabas/ palavras/ frases, aplicadas tanto para a comunicação funcional como para o uso da linguagem, demonstrando uso adequado e aplicação direta do PROMPT (pontos para a reestruturação de objetivos fonéticos e oro musculares), nos níveis de parâmetro, sílaba, complexo e de superfície dentro de um atividade interativa e baseada em comunicação, selecionar uma tarefa de intervenção terapêutica dirigida para estabelecer metas para aquisição dos fonemas.

Agende seu atendimento